quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PRODUTO DE SOLUBILIDADE

PRODUTO DE SOLUBILIDADE:

Um grande número de reações utilizadas em análise qualitativa inorgânica envolve a formação de precipitados. Precipitado é uma substância que se separa de uma solução, formando uma fase sólida. O precipitado pode ser cristalino ou coloidal e pode ser removido da solução por filtração ou centrifugação. Forma-se um precipitado quando uma solução torna-se supersaturada com uma substância em particular. A solubilidade de uma subst6ancia depende de vários fatores, como temperatura, pressão, concentração de outros materiais na solução e da composição do solvente. Entretanto, apenas a temperatura afeta consideravelmente um sistema, com relação à solubilidade das substâncias envolvidas. Na grande maioria das vezes, o aumento da temperatura provoca o aumento da solubilidade das substâncias (o sulfato de cálcio é um exemplo em que ocorre o oposto).
          Considere um sólido iônico, MA, pouco solúvel, formado de íons M+ e A-. Suponha que uma certa quantidade suficiente de MA seja dissolvida em água para produzir uma solução saturada contendo algum MA sólido (numa solução saturada o soluto atinge o seu limite de solubilidade no solvente e, portanto, a adição de mais soluto faz com que este permaneça na forma cristalina, não dissolvida, se a temperatura for mantida fixa). O equilíbrio estabelecido é descrito por:
MA(s) M+ + A-(aq)
          A condição desse equilíbrio é: [M+][A-] / [MA] = Kps
          [M+][A-] é o produto iônico e Kps (ou Ks) é a constante do equilíbrio, chamada produto de solubilidade. Entretanto, essa expressão pode ser simplificada. O sistema é heterogêneo e a concentração de uma substância sólida pura obviamente não varia, visto que concentração é a quantidade de um soluto dissolvido em um solvente. Se a substância continua sólida m contato com o solvente, significa que ela não se dissolveu nesse solvente e, portanto, não pode ser considerado nos cálculos de concentração e equilíbrio. Logo, se [MA] é constante, podemos dizer que Kps = [M+][A-]. No equilíbrio, portanto, o produto iônico é igual ao produto de solubilidade:
  Kps = [M+][A-

Nenhum comentário:

Postar um comentário