sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SÉRIE HOMÓLOGAS

1 - Série homóloga

As séries homólogas são conjuntos de compostos orgânicos (homólogos) que fazem parte da mesma função química, onde suas fórmulas moleculares se diferenciam entre si, através de um número inteiro de grupos (CH2).

A razão de homologia é conhecida como o grupo metileno (CH2). As séries homólogas são colocadas em ordem crescente de suas massas moleculares.

Vejamos:



a) Série homóloga dos hidrocarbonetos acíclicos saturados (alcanos).
b) Série homóloga dos hidrocarbonetos acíclicos etilênicos (alcenos).
c) Série homóloga dos hidrocarbonetos acíclicos acetilênicos (alcinos).
d) Série homóloga dos monoácidos acíclicos saturados.

Todas as propriedades químicas dos homólogos de uma mesma série são parecidas. Já as propriedades físicas dos homólogos podem variar progressivamente com a massa molecular. O ponto de fusão, o ponto de ebulição e a densidade vão crescendo de acordo com o aumento da cadeia carbônica. O coeficiente de solubilidade em água diminui.

2 - Série isólogaSérie isóloga é um conjunto de compostos orgânicos (isólogos) que fazem parte da mesma função química, onde suas fórmulas moleculares se diferenciam através de um numero inteiro de grupos (H2). As propriedades físicas dos isólogos são semelhantes, pois a massa molecular dos termos quase não se altera.

Exemplo:

a) etano (C2H6)
eteno (C2H4)
etino (C2H2)

b) C3H7Cl,C3H5Cl, C3H3Cl

3 - Série heteróloga

A série heteróloga é um conjunto de compostos orgânicos (heterólogos) de diferentes funções químicas, porém apresentando a mesma cadeia carbônica.

Vejamos:

a) metanol (CH4)
metanol (CH3OH)
metanal (HCHO)
metanóico (HCOOH)

b) benzeno (C6H6)
fenol comum (C6H5 – OH)
anilina (C6H5 – NH2)

4 - Propriedades físicas dos compostos orgânicos

As propriedades físicas dos compostos orgânicos, como o ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade, entre outros, irão dependem do tipo e da intensidade das forças intermoleculares.

Geralmente quanto maior a força intermolecular, maiores serão os valores do ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.



5- Ponto de ebulição (P.E)
No ponto de ebulição ocorre o afastamento das moléculas, portanto podemos concluir que quanto maior a força intermolecular, maior o P.E, ou seja, menos volátil será a substância.

6 - P.E de substância apolares (µtotal = 0)
Quanto maior a massa molecular, ou seja, quanto maior a superfície da molécula, maior será à força de London, ou seja, maior o P.E. O dipolo induzido aparece com mais freqüência em superfícies grandes.

Vejamos:



7 - Para substâncias de massa molecular próxima, a ramificação abaixo de P.E.





Comparando as moléculas do pentano e as moléculas do neopentano, nota-se a diferença entre elas. A molécula do pentano é menos compacta, com forma de ziguezague, com uma superfície de contato é grande. Já a molécula do neopentano é simétrica e mais compacta, com uma menor superfície de contato com suas moléculas vizinhas, onde ocorre o seu menor ponto de ebulição.

8 - Para composto de M.M. próxima, o mais polar tem maior P.E.





As forças existentes entre dipolos permanentes, são as forças intermoleculares no cianeto de metila.

Se compararmos dois compostos de massas moleculares próximas, onde um apresenta força de London e outro apresenta força entre dipolos permanentes, veremos que este último apresentará valores maiores para as propriedades físicas.

Os hidrocarbonetos são considerados compostos apolares. Observe alguns dos exemplos de compostos orgânicos polares.


9 - Compostos que estabelecem ponte de hidrogênio têm P.E. anormalmente elevado


A ponte de hidrogênio é uma força intermolecular de grande intensidade. Ela aparece quando dentro de uma molécula há uma ligação do hidrogênio com o flúor, oxigênio ou nitrogênio.

Alguns dos compostos orgânicos que estabelecem ponte de hidrogênio.



10 - Princípios de solubilidade

“Semelhante dissolve semelhante”

Uma substância só se torna solúvel em outra quando há o mesmo tipo de força intermolecular e aproximadamente com a mesma intensidade.
11 - Substância polar dissolve substância polar
Compostos altamente polares são bastante solúveis em água.

Exemplos:



As substâncias que estabelecem ponte de hidrogênio tornam-se bastante solúveis.



As substâncias apolares não são solúveis em água.

12 - Uma substância apolar dissolve substâncias apolares
 
As substâncias que são solúveis em gasolina (mistura de hidrocarbonetos apolares) são:

CCl4, I2, parafina (mistura de hidrocarbonetos)

13- Solubilidade dos álcoois e ácidos carboxílicos

Existem álcoois que são solúveis a águas como os álcoois metílico, etílico, propílico e ácido fórmico, acético, propiônico e butílico. Estes álcoois são solúveis devido à formação de pontes de hidrogênio entre as moléculas de água e do álcool ou ácido.




A solubilidade em água diminui conforme a cadeia carbônica vai crescendo. Nos álcoois de grande massa molecular, as longas cadeias carbônicas com um pequeno grupo – OH são de hidrocarboneto. Já nos álcoois de pequena massa molecular, o grupo – OH constitui importante porção da molécula.

Vejamos a solubilidade de alguns álcoois:

1-butanol: 8g/ 100g de H2O
1-pentanol: 2/g 100g de H2O
1-hexanol: 1g/ 100g de H2O

http://www.colegioweb.com.br/quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário